Casa JB

[2004]

[habitação/casa jb]
[trabalho NTNE em co-autoria com nelson teixeira]
[não executado]

[conceito]
Numa construção em eminência de ruir o cliente encomenda uma casa de fim de semana, onde pudesse reunir com os amigos ou simplesmente descansar.
O programa é simples: um quarto, uma instalação sanitária, uma cozinha e uma sala.
Pelas dimensões da construção inicial não seria possível compartimentar todos os espaços, pelo que se optou por abrir a sala de estar, a cozinha e a zona de comer transformando-os num só espaço. As divisões não se fazem com as paredes, fazem-se com os tectos que quebram justamente nos sítios onde podiam existir paredes. Essa atitude trespassa para o exterior e quebra de igual forma a cobertura, animando assim o volume que aparentemente parecia monótono.
Nas paredes antigas que se aproveitaram, aproveitam-se também os vãos existentes: uma pequena janela na sala e a antiga porta da adega agora transformada em roupeiro.
A cozinha relaciona-se com o pátio exterior através de uma janela de grandes dimensões, que abre nos dias de sol, para as reuniões de família ou amigos.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
[página inicial]